Quantcast
Channel: Sobral News Online - O Primeiro Jornal Diário da Região » Especial
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Dois meses de saudade: Homenagens a Iweltman Mendes

$
0
0

Hoje, 13, completa dois meses do falecimento do professor Iweltman Mendes. O ex-vereador e ex-secretário de Educação do município de Parnaíba faleceu aos 49 anos, no dia 13 de janeiro,  vítima de complicações decorrentes de um câncer no pâncreas.

Sobralense de nascimento, Iweltman , adotou como lugar para morar o município de Parnaíba, cidade praiana onde foi vereador atuante na gestão de Paules Eudes Carneiro. Foi presidente do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), e assumiu, também, a função de secretário de Educação. Em 1992 foi candidato a vice prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Sobral.

Iweltman Mendes foi homem de vasta formação. Fez graduação plena em História na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/1988), fez especialização em Metodologia do Ensino Superior na Universidade Federal do Ceará (UFC/1989), e foi Licenciado em Estudos Sociais pela UVA (1988). Em seguida fez pós-graduação stricto-sensu: cursou mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/1999) e doutorado em Educação (Universidad de La Empresa/2011). Era estatutário da UFPI, professor substituto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e compunha o quadro diretor da Faculdade Internacional do Delta (FID), esta última integrante do grupo empresarial que tem à frente as Faculdades INTA.

Foi no Piauí onde Iweltman desenvolveu suas principais pesquisas no campo da história. Recentemente, ele publicou o livro “História da Educação Piauiense nos períodos históricos: Colônia (1711–1822), Império (1822–1889) e República”, ocasião pela qual cedeu entrevista ao Jornal Sobral News, publicada na edição do dia 1º de novembro de 2012. A obra veio a compor uma vasta produção junto às pesquisas “Cronologia do Piauí Republicano –1889/1930” e “Porto de Luís Correia, Histórico de Um Sonho”, entre outras. Iweltman Mendes também foi articulista do Jornal Sobral News em diversas ocasiões.

Homenagem da familia

Mano Iweltman, diz um poeta que a saudade pode ser medida matematicamente, basta para tanto, multiplicarmos a distância pelo o fator querer bem. Como medir a distância? Se não sei onde estás. Como estabelecer um valor ao fator querer bem? Acho impossível. Não dá para calcular. Só sei dizer mano que ela é imensa.

Seu irmão,

Ielton

 

DOIS MESES SEM VOCÊ

ESTAMOS COM SAUDADES

Imagem inesquecível aos nossos olhos e corações

W(V)éu de nuvens, que ao olharmos retrata teu rosto no infinito

Estando no céu, roga a Deus por nós

Luz que ilumina nossos corações, e nos encoraja dia a dia

Tiveste o dom de repassar amor, fraternidade, união a todos nós

Momentos inesquecíveis passamos ao teu lado

Amou a todos sem preconceito e sem orgulho

Nesta vida tudo passa, só o teu amor ficou guardado em nossos corações.

“Seus Irmãos”

 

AO NOSSO IRMÃO IWELTMAN

Iweltman, nossos pais diziam que nós, filhos, somos pedras preciosas lapidadas uma a uma a sua maneira com muito esmero.

Iweltman, nosso irmão mais novo, dos nove, aos 05 (cinco) anos ficando órfão de pai e mãe, se viu na época, sem perspectiva diante da perda de dimensão imensurável, ele, tão pequeno, franzino, frágil e pequenos olhos negros, fez nascer no seu interior um espírito guerreiro, vestiu sua armadura e colocou em punho suas armas para vencer as batalhas da vida que estariam por vir, viu nos estudos e nos livros a estratégia para vencê – las.

A união de todos os irmãos, “um por todos, todos por um”, durante a sua trajetória contribuiu para que empunhasse a 1° bandeira de um vencedor, O AMOR.

Iweltman, você não se preocupava em fazer patrimônio material, mas indiretamente, você deixou o maior patrimônio que um homem pode deixar ,a amizade do povo de Sobral, sua terra natal, e dos que fazem a sua querida Parnaíba, a quem dedicou seu berço eterno; suas moedas você aplicou no companheirismo; seus brilhantes, em solidariedade, que foram retribuídos em orações que serviram de conforto e força para recolher, por muitas vezes, pedras nos caminhos das dificuldades.

As jóias de amor que você aplicou, cobre todo e qualquer passivo de tristeza, angustia e sofrimento, que foi deixado com sua partida.

Você em vida foi privilegiado por Deus, a quem agradecemos pelo dom de sua vida, teve perto de você suas joias mais preciosas, Tania, Islane e Isabele, companheiras de todas as horas, que estavam sempre presentes quando você mais precisava. Somos eternamente gratos a este trio guerreiro.

Iweltman, você foi um homem que se dedicou a um grande empreendimento, gastou muito de suas energias até encontrar a verdadeira realidade da sua missão de vida. O seu esforço persistente, a sua ação construtiva, o seu anseio de superação, nos ofereceram lições de vida, que não encontramos nos livros, nem nos testemunhos dos outros.

Você foi um vencedor diário, um gigante no seu trabalho, na sua coragem, no seu entusiasmo e na sua força de vontade, por isso você se imortalizou em nossos corações, com suas lições de vida e em suas obras deixadas para a história, para nossa geração e para outras que estão por vir.

Iweltman, o que se faz em vida, ecoa na eternidade.

ESTAMOS COM SAUDADES!

ATÉ BREVE !!!

 

Iweltman

 

 

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images

Trending Articles





Latest Images